Você está em: Câmara»História

História

Em nossa história, o arraial de Santa Quitéria foi elevado à categoria de vila no dia 16 de  setembro de 1901 por meio da lei n. 319. O artigo 1º da lei criou o município de Santa Quitéria, hoje Esmeraldas, composto por quatro distritos: Vila Santa Quitéria, Capela Nova de Betim, Contagem das Abóboras e Vargem do Pantanal.

A primeira Câmara Municipal foi criada em 1º de janeiro de 1902. O primeiro presidente foi Francisco Xavier Ferreira Palhares. A legislatura era composta pelos vereadores Modestrino Pereira Chaves, José Alves Ferreira da Silva, Joaquim Ferreira Borges e Francisco de Sales Diniz.

[image] 

Como a figura do prefeito era inexistente, cumpria ao presidente da Câmara o exercício do poder Executivo, ficando o Poder Legislativo a cargo dos demais vereadores.

Portanto, Francisco Xavier Ferreira Palhares foi o primeiro agente executivo municipal de Santa Quitéria. Ele governou durante o período de 1º de janeiro de 1902 a 31 de  dezembro de 1904, seguido pelos demais presidentes, agentes executivos.

© 2024 - Desenvolvido por Lancer