Você está em: Notícias»Vereadores aprovam criação de Comissão Especial para acompanhar processo de reparação de atingidos por desastre da Vale

Os vereadores de Esmeraldas aprovaram, por unanimidade, na 2ª Reunião Ordinária do Mês de junho, realizada na última terça-feira (22), o Projeto de Resolução 04/2022, para a criação da Comissão Especial para acompanhar a atuação da prefeitura no processo de reparação das famílias atingidas pelo desastre da Vale, em Brumadinho. A criação foi proposta pela Procuradora-Geral da Câmara Municipal de Esmeraldas, Dra. Liliane Noacco, durante reunião com afetados, no plenário da Câmara Municipal, ainda no mês de maio. Entre os objetivos, a Comissão deseja criar emendas impositivas e também ampliar a fiscalização em torno dos recursos que serão aplicados a título de reparação do dano ambiental causado, além de medidas de compensação aos atingidos. A comissão será composta por três vereadores nomeados pela Presidente do Legislativo, Vânia Teixeira da Rocha. Eles vão se reunir pelo menos uma vez ao mês, além de ampliarem a fiscalização em relação aos temas propostos e ainda vão estudar a situação sobre atingidos. A Presidente da Câmara Municipal de Esmeraldas, Vaninha, ressaltou a importância da criação da comissão. “Estamos fazendo história em Minas Gerais, este é o primeiro projeto votado em uma Câmara neste sentido. Estamos fazendo isso pelo bem de todos, para evoluir com essa situação. Podem contar com o nosso apoio, com a nossa dedicação, com a nossa fiscalização, vamos em busca do melhor para todos”, ressaltou a Presidente.